quinta-feira, 14 de abril de 2011

DE GRAÇA, PRA TODOS, BOA IDEIA LEIA OS EXEMPLOS.

"Nosso Bairro Terra Nostra, Lugar de Gente Feliz"


Belo Horizonte
A capital mineira, com mais de 2,4 milhões de habitantes, conta com 25 hotspots (pontos que permitem o acesso a internet sem-fio), sendo que 14 deles foram ativados em 2009, como parte do programa BH Digital. A expectativa é que, até o final de 2012, sejam implantados outros 25 pontos na cidade. Os locais contemplados são espaços públicos como as praças da Liberdade, da Estação, da Assembléia e Sete, parques Municipal, Ecológico da Pampulha e das Mangabeiras, além da rodoviária e dos edifícios da prefeitura, da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) e da Secretaria Municipal de Finanças. Lançado em outubro do ano passado, como parte do Programa BH Metas e Resultados, o Portal de Informações e Serviços disponibiliza em um só endereço na rede orientações e acesso a 710 serviços da administração municipal. Também em 2009, foram criados 125 centros de inclusão digital e a meta do programa é criar mais 400 até o término de 2012.

Aguaí-SP
Tem 30 mil habitantes e seu projeto, iniciado em 2008, é baseado em uma rede Wi-Fi com quatro torres redistribuidoras do sinal. A meta é instalar 16 torres Wi-Fi e aumentar a banda de internet, para chegar a uma rede Wi-Mesh. Para receber o sinal é preciso obedecer a alguns requisitos: ser residente ou domiciliado em Aguaí, ter computador e placa de rede sem-fio na frequência de 2,4 GHz. Inicialmente, o projeto teve como objetivo levar o acesso à web para as casas dos alunos da rede pública, mas o sinal foi aberto ao público em geral.

PROMISSÃO - SP 
Com 38 mil habitantes, o município implantou uma rede com tecnologia Wi-Fi em 2007 e o acesso da população a internet teve início em janeiro de 2008. Em 13 de janeiro, foi inaugurada a quinta torre de transmissão de internet gratuita banda larga, na Agrovila Central, terceira na zona rural do município. Segundo a Central de Processamento de Dados de Promissão, a internet municipal alcança 60% do território e beneficia 1.800 pessoas, sendo 300 delas na zona rural. Para ter acesso à conexão gratuita, é preciso estar em dia com os tributos municipais e não ter foco de dengue na residência, além de comprar a antena e placa decodificadora do sinal. De acordo com a prefeitura, o projeto propiciou um aumento de 14% na arrecadação de impostos. A cidade tem três telecentros – um do governo federal, outro em parceria com o Banco do Brasil e o terceiro em parceria com o governo do estado. A interligação dos órgãos municipais é realizada por uma outra rede, também sem-fio.

Na maioria das metas a ser cumpridas pela pessoa a receber o sinal, tem que manter o quintal longe de focos do mosquito da dengue, estar em dia com os tributos Municipais. Legal né? nosso Bairro terra Nostra poderia ter este serviço disponivel para os Moradores, o que voces achão?

Nenhum comentário: